Fev 8, 2018

Artigo publicado em capítulo de livro internacional sobre aplicações inovadoras no Ensino Superior


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Três investigadores do CIDEM (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica) –  Marina Duarte, Andresa Baptista e Gustavo Pinto – publicaram, recentemente, um trabalho intitulado “Learning in the Laboratory: Accessing Videos With Quick Response Codes”, o qual é um dos capítulos integrado no livro “Technology Management in Organizational and Societal Contexts”, sob a responsabilidade da IGI Global.
O objetivo da investigação, desenvolvida no Laboratório de Fluidos e Calor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), foi avaliar a importância que os estudantes da engenharia atribuem a vídeos educacionais, que explicam o procedimento operacional de dispositivos laboratoriais e como avaliam a possibilidade de lhes aceder através de códigos QR.
“Os resultados mostram que, apesar de serem vídeos de baixo custo, os estudantes consideram a qualidade do som e imagem como boa, reconhecendo que estes tipos de recursos têm alguma importância para a sua aprendizagem. A utilização dos códigos QR foi considerada como muito útil para acesso rápido e fácil aos vídeos”, explica a investigadora do CIDEM e docente do ISEP, Marina Duarte. Neste contexto, a principal vantagem deste estudo é mostrar que “não são necessários meios dispendiosos nem sofisticados para que as tecnologias de informação sejam implementadas em contexto laboratorial”, acrescenta.
O livro “Technology Management in Organizational and Societal Contexts” aborda, portanto, o uso das tecnologias de informação num conjunto alargado de contextos organizacionais e sociais, contendo contribuições de diferentes países como, por exemplo, Austrália, Arábia Saudita, Espanha, Índia, Turquia, Estados Unidos, entre outros. A participação dos investigadores do ISEP nesta obra surgiu como consequência de um artigo publicado pelos autores, em 2016, no Journal of Cases on Information Technology, depois de uma apresentação feita na conferência internacional TEEM2015.
Os autores desenvolvem a sua atividade no DEM e são também membros do CIDEM. Marina Duarte é docente no DEM, tendo formação académica em Engenharia Mecânica e em Ciências da Educação. Andresa Baptista é Técnica Superior no mesmo departamento, sendo formada em Engenharia de Instrumentação e Qualidade Industrial e em Engenharia Mecânica. Gustavo Pinto é Técnico Superior e docente no DEM, com formação em Engenharia Mecânica e em Automação, Instrumentação e Controlo.