EMPREGOS

Bolsa de Investigação para Mestres


Publicado a 12 de abril de 2017

UNIVERSIDADE DO MINHO
Referência: IPC/RS/14/2017
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação para Mestres
No âmbito das atividades de investigação do Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação.
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres no âmbito das atividades de investigação do Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho e membro do Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – CTM/50025 código da operação POCI-01-0145-FEDER-007688, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020., nas seguintes condições:
Área Científica: Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos.
1. Requisitos de Admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa Mestres em Engenharia de Polímeros ou áreas afins. Os candidatos devem possuir experiência comprovada em mecânica de fluídos, modelação, com preferência por candidatos com experiência em métodos experimentais e instrumentação, e impressão 3D.
2. Plano de Trabalhos: Os trabalhos visam explorar as potencialidades da impressão 3D no fabrico de canais/dispositivos de microfluídica inovadores de modo a estudar o âmbito de aplicação desta técnica em diversas áreas aplicacionais. Pretende-se para isto combinar ferramentas experimentais e computacionais no sentido de otimizar as soluções desenvolvidas.
3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica); alterada pelo Decreto-Lei 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro de 2013; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia,I.P. – em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf)
4. Local de Trabalho: As atividades serão desenvolvidas no Instituto de Polímeros e Compósitos, Departamento de Engenharia de Polímeros, Campus de Azurém.
5. Duração da Bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 2 de maio 2017, eventualmente renovável de acordo com a execução do projeto.
6. Valor do subsídio de manutenção mensal: o montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das Bolsas de Investigação (Mestres) atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país.
(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado mensalmente por transferência bancária. Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva, e Seguro de Acidentes Pessoais.
7. Métodos de Seleção: os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1) avaliação curricular com a ponderação de 40 % (publicações científicas e a área de formação); 2) experiência comprovada nas áreas indicadas de 60 %
8. Composição do Júri: o Júri é composto pelo presidente, o Professor Júlio César Viana, pelos vogais efetivos o Professor Ricardo Simões e o doutor Luís Lima Ferrás e pelos vogais suplentes os Professores João Miguel Nóbrega e Olga Carneiro.
9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Engenharia de Polímeros, sendo a ata de seriação enviada a todos os candidatos através de e-mail. O Investigador Responsável reserva-se ao direito de não atribuir a Bolsa em concurso, em função do resultado de avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto.
10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto entre os dias 30 de março e 12 de abril de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para o seguinte endereço rsimoes@dep.uminho.pt ou remetidas por correio para o seguinte endereço:
  Universidade do Minho
  Departamento de Engenharia de Polímeros
  Instituto de Polímeros e Compósitos
  A/C Prof. Ricardo Simões
  Campus de Azurém
  4800-058 Guimarães
  Telefone: 253 510 337